domingo, 4 de dezembro de 2016

PROJETO "CULTURA AFRO E CULTURA INDÍGENA"

                          Atividades realizadas pelos alunos da escola Pierina.

                                                   
                                                     Sala da Professora Denise Pré I B
Máscaras Africanas
As máscaras são as formas mais conhecidas da arte africana. Para os africanos, as máscaras representavam um disfarce místico com o qual poderiam absorver forças mágicas do espíritos e assim utilizá-las em benefícios da comunidade:na cura de doentes, casamento e nascimento. Os alunos desenvolveram a atividade da confecção da mascara com colagens compreendendo as concepções estéticas presentes na historias das diferentes culturas e etnias.      





                                         O cabelo de lelê

A sala da professora Andriele do Pré I A trabalhou a historia " O cabelo de lelê", ensinando que somos todos iguais sendo diferentes. 











                                                                     
                                                                      CHOCALHO
A sala da professora Larissa do Pré II B confeccionou um chocalho. O chocalho é um instrumento antigo, que remonta da Idade Média. Era utilizado para produzir e ajudar a guardar gados. Desde o século XVI, os chocalhos eram utilizados no Rio de Janeiro pelos índios em festa e cerimônias diversas.




                                APRENDENDO SOBRE A VIDA DE NELSON MANDELA

Nelson Mandela foi um lider rebelde e, posteriormente presidente da Africa do Sul de 1994 a 1999. Seu nome verdadeiro é Rolihlahla Madiba Mandela.  Principal representante do movimento antiapartheid, considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul africano como um terrorista e passou quase três décadas na cadeia.  




As professoras Paola e Teresa apresentaram o teatro da historia "Menina bonita do laço de fita"



                                                           Berimbau

O Berimbau é um instrumento musical de corda bastante conhecido no Brasil por ser um dos elementos centrais das rodas de capoeira, definindo os ritmos da danças. De fato, acredita - se que o mesmo tenha surgido em antigas tribos africanas, as quais o usavam em ritmos  fúnebres, e sido levado para o Brasil por meio dos escravos a partir de 1538. Antes de ter o papel de fazer o acompanhamento musical da capoeira, o berimbau ja era utilizados por vendedores de doces, geralmente escravos alforriados, para chamar a atenção da clientela.
O professor Marcelo tocou um pouco para mostrar aos alunos o som do berimbau, depois as professoras Teresa e Paola contaram um pouco da historia do berimbau.







PETECA

A peteca é uma modalidade esportiva de tradição regional de origem indígena Brasileira, surgindo em forma de competição no estado de Minas Gerais. trata - se de uma modalidade que se apropriou de parte da estrutura do voleibol na organização do espaço e do controle de jogos, tais como: a altura da rede, a contagem de pontos, os fundamentos (toque, cortada, saque, defesa), utiliza - se um implemento (a peteca propriamente dita) que é golpeada ou tapeada de um lado pra o outro da quadra, em toque único, isto é,não se permite a armação de jogadas como o voleibol.





Nenhum comentário:

Postar um comentário