terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PRÊMIO INOVAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR


Aconteceu na semana de 19 a 23, em Brasília, a solenidade de premiação do Prêmio Inovação em Gestão Educacional – MEC. Estavam presentes, representando nosso município, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Sr. Osinaldo de Oliveira, autor do projeto e as coordenadoras responsáveis pela experiência, Sras. Marli De Nadai e Maria Tadeu Miranda da Silva. Os integrantes estão acompanhados por mais seis pessoas da rede municipal envolvidas no projeto, que presenciaram a entrega do Prêmio no dia 19 de novembro, no período da manhã.
O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é uma das ações de prospecção e identificação de projetos em gestão municipal realizada pelo Laboratório de Experiências. Foi instituído pelo Ministério da Educação em maio de 2006, sob coordenação do Inep, em parceria com a Secretaria de Educação Básica, FNDE, UNDIME e UNESCO. O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e mobilizar os municípios a fim de tornarem públicas as experiências inovadoras em Gestão Educacional municipal que contribuíram para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação e do Compromisso Todos pela Educação.
Em junho de 2011 o Município de Cerquilho se inscreveu no III Prêmio Inovação 2011 com a experiência – ESCOLA E FAMÍLIA: PARCERIA QUE PROMOVE SUCESSO, no grupo temático Planejamento e gestão. A implantação da experiência teve como principais objetivos a participação e envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos, bem como tornar o ambiente educacional em um espaço totalmente democrático. O projeto atualmente atinge um índice de aproximadamente 90% de presença de pais e familiares na escola o que contribuiu para a elevação do IDEB/2011 com o resultado de 6,8 no Fundamental I e 5,6 no Fundamental II.
A terceira edição do Prêmio recebeu 389 experiências, espalhadas em 22 estados e 237 municípios em todo o País. Na primeira etapa a comissão julgadora formada por acadêmicos. Dirigentes, técnicos e pesquisadores da área da educação avaliaram 157 projetos, que cumpriram os requisitos exigidos. Numa segunda etapa de avaliação, foram definidas 20 experiências a serem visitadas (avaliadas em loco) por um grupo de consultores contratados pelo Inep.
Em outubro de 2011 o município recebeu dois integrantes do Inep, Alexandre Martins Joça e Maria Das Graças Galvão De Souza para avaliar o projeto apresentado, foram dois dias de entrevistas com a equipe técnica da secretaria, gestores, professores, funcionários, pais e alunos.
Com base nos relatórios elaborados pelos consultores, foram escolhidos os 10 projetos vencedores dos quais o município de Cerquilho foi contemplado e reconhecido como uma das dez melhores experiências apresentadas entre os finalistas, conforme resultado divulgado no Diário oficial da união de 04 de julho de 2012 (seção 3, página 31).



Nenhum comentário:

Postar um comentário