ROSELI PEREIRA DA ROCHA (DIRETORA) ROSANGELA APARECIDA FOLTRAN (COORDENADORA PEDAGÓGICA)
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
PRÊMIO INOVAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
Aconteceu na semana de 19 a 23, em Brasília, a solenidade de premiação do Prêmio Inovação em Gestão Educacional – MEC. Estavam presentes, representando nosso município, o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Sr. Osinaldo de Oliveira, autor do projeto e as coordenadoras responsáveis pela experiência, Sras. Marli De Nadai e Maria Tadeu Miranda da Silva. Os integrantes estão acompanhados por mais seis pessoas da rede municipal envolvidas no projeto, que presenciaram a entrega do Prêmio no dia 19 de novembro, no período da manhã.
O Prêmio Inovação em Gestão Educacional é uma das ações de prospecção e identificação de projetos em gestão municipal realizada pelo Laboratório de Experiências. Foi instituído pelo Ministério da Educação em maio de 2006, sob coordenação do Inep, em parceria com a Secretaria de Educação Básica, FNDE, UNDIME e UNESCO. O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento e mobilizar os municípios a fim de tornarem públicas as experiências inovadoras em Gestão Educacional municipal que contribuíram para o alcance dos objetivos e metas do Plano Nacional de Educação e do Compromisso Todos pela Educação.
Em junho de 2011 o Município de Cerquilho se inscreveu no III Prêmio Inovação 2011 com a experiência – ESCOLA E FAMÍLIA: PARCERIA QUE PROMOVE SUCESSO, no grupo temático Planejamento e gestão. A implantação da experiência teve como principais objetivos a participação e envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos, bem como tornar o ambiente educacional em um espaço totalmente democrático. O projeto atualmente atinge um índice de aproximadamente 90% de presença de pais e familiares na escola o que contribuiu para a elevação do IDEB/2011 com o resultado de 6,8 no Fundamental I e 5,6 no Fundamental II.
A terceira edição do Prêmio recebeu 389 experiências, espalhadas em 22 estados e 237 municípios em todo o País. Na primeira etapa a comissão julgadora formada por acadêmicos. Dirigentes, técnicos e pesquisadores da área da educação avaliaram 157 projetos, que cumpriram os requisitos exigidos. Numa segunda etapa de avaliação, foram definidas 20 experiências a serem visitadas (avaliadas em loco) por um grupo de consultores contratados pelo Inep.
Em outubro de 2011 o município recebeu dois integrantes do Inep, Alexandre Martins Joça e Maria Das Graças Galvão De Souza para avaliar o projeto apresentado, foram dois dias de entrevistas com a equipe técnica da secretaria, gestores, professores, funcionários, pais e alunos.
Com base nos relatórios elaborados pelos consultores, foram escolhidos os 10 projetos vencedores dos quais o município de Cerquilho foi contemplado e reconhecido como uma das dez melhores experiências apresentadas entre os finalistas, conforme resultado divulgado no Diário oficial da união de 04 de julho de 2012 (seção 3, página 31).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário